Novidades

EMAGRECIMENTO COM OU SEM GLÚTEN?

0 Comments
13454

A nova moda para entrar em forma e ter bom humor é a dieta “farinha zero”, que consiste em cortar ou reduzir bastante o consumo de trigo, centeio, cevada, aveia e outras farinhas.

Para a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, não se trata de modismo. Um sinal evidente de que comer farinha demais faz mal é barriga estufada e mal-estar.

O cardápio desse tipo de dieta condena a farinha de trigo e seus derivados, como pão e macarrão, e proíbe qualquer alimento com aveia, malte, centeio e cevada – incluindo a cerveja. A promessa é melhorar a função do intestino e, de quebra, acabar com males como a enxaqueca.

Para quem tem doença celíaca, que é intolerância permanente, ou mesmo para quem tem apenas sensibilidade ao glúten, ficar longe dele é fundamental. Para pessoas saudáveis, há controvérsias.

Recentemente, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (que inclui o Estado de São Paulo) publicou um parecer oficial sobre o tema. O documento diz que o glúten só deve ser tirado da dieta se houver diagnóstico de doença celíaca, alergia ou sensibilidade ao nutriente.

Especialistas concordam que a sensibilidade ao glúten pode se manifestar através de uma grande variedade de sintomas. A gastropediatra Vera Lúcia Sdepanian, chefe do ambulatório de celíacos da Unifesp, lembra de cabeça mais de 20 manifestações da doença celíaca, desde deficiências de vitaminas, dermatite e dor articular até osteoporose.

Mesmo quem não tem a doença pode manifestar algum tipo de sensibilidade, de acordo com a gastroenterologista Lorete Maria da Silva Kotze, professora da PUC-PR.

“Há um espectro muito grande de desconfortos relacionados ao glúten. O nutriente é absorvido pelo aparelho digestivo, mas sua ação é sistêmica. Isso torna o diagnóstico mais complicado.”

Ganho de peso não está na lista de sintomas associados à intolerância ao glúten. Mesmo assim, alguns médicos acreditam que tirar o nutriente ajuda a perder peso. “A digestão dessa proteína é difícil, o intestino fica inchado. Pessoas com sobrepeso ou doenças crônicas deveriam tirar o glúten”, diz a nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia. “É uma proteína que não faz falta. Sem ela, você se alimenta melhor. Em vez de ficar no pão com trigo, passa a consumir quinoa, milho.”

Para a gastropediatra Lenora Gandolfi, da Universidade de Brasília, não há comprovação científica de que tirar o glúten faça perder peso. O mesmo pensa a nutricionista Lara Natacci, da DietNet

. “Não é a ausência do glúten que emagrece. Ao cortar esse item, você troca alimentos gordurosos e industrializados por opções mais saudáveis. A perda de peso deve ser relacionada a isso.”

Abaixo, relacionamos alguns links de matérias interessantes sobre o assunto:


Referências

http://oglobo.globo.com/saude/dieta-farinha-zero-p...

http://www.dietaesaude.com.br/dietas/44-dieta-sem-...

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1063...

http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/09/10/...

https://www.facebook.com/nutrideniseentrudopinto

0.0
Last Modified: 22 August, 2017
#Comglúten? #Sem glúten?

INFORMAÇÕES DE CONTATO

(+11) 2268-0628
contato@chefsemgluten.com.br
Rua Miguel Zuccas, 71 - Parque da Mooca - São Paulo
 

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS: